sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tom's Restaurant

Uma viagem a New York sempre é recheada de visitas a lugares icônicos: a Estátua da Liberdade é certamente a mais famosa; mas tem o Empire State Building, onde o King Kong morreu; a ponte do Brooklin, de onde o Duende jogou a Gwen; e inúmeros outros exemplos. Mas poucos lugares são tão icônicos quanto o Tom's Restaurant:


O Tom's Restaurant fica na esquina da Broadway com a 112, uma ótima desculpa para conhecer a parte de Manhattan que fica ao norte do Central Park:



Visualizar Tom's Restaurant em um mapa maior


E por que ele é tão icônico assim? É porque poucos lugares tem tamanha quantidade de trivia por metro quadrado! Só de ver a foto você já deve ter reconhecido a primeira delas: o Tom's Restaurant é o lugar onde gravavam as externas do Seinfeld:


Além disso, o Tom's Restaurant era o lugar onde a Suzanne Vega costumava escrever as suas músicas, e acabou sendo homenageado no hit dos anos 80, Tom's Diner. A versão que fez sucesso no Brasil era um remix feito pela banda DNA:




Já a versão original da música não tinha nenhum acompanhamento, era totalmente a capella:



O que pouca gente sabe é que essa versão original do Tom's Diner foi o primeiro mp3! O padrão mp3 foi desenvolvido pelo Fraunhofer Institute, e os engenheiros de lá sabiam que a parte mais difícil do codec seria garantir que a voz humana passasse sem nenhuma distorção (já que humanos são muito, muito bons em detectar distorção em vozes). Por isso, eles usavam a versão a capella do Tom's Diner para calibrar o modelo psicoacústico do codec.

Mas a conexão mais inusitada do Tom's Restaurant é com a origem dos buracos negros. O termo "buraco negro" foi criado pelo John Wheeler (que também era orientador do Feynman), e a primeira vez que ele o usou foi numa palestra no Goddard Institute for Space Studies da NASA. E olha só, esse instituto fica exatamente no mesmo prédio do Tom's Restaurant! O restaurante fica no térreo, e os cientistas ficam no último andar.

Com tamanha quantidade de curiosidades, é claro que eu fui visitar né! Se fosse no Brasil, ele seria o Boteco do Tom: a especialidade são as porções de coisas gordurosas. Eu recomendo os muzzarela sticks, achei bem gostosos!